Jeitinho Australiano
As pessoas sempre me perguntam o que estou achando da Austrália, como estou me sentindo em relação a morar aqui e como é. Bom, vou dizer pra vocês que de fato estou amando, é exatamente do jeito que eu sempre imaginei ou até mesmo melhor. Antes de vir pra cá minha irmã fez questão de ressaltar todos os pontos negativos de morar aqui e fez isso com o intuito de me preparar para o pior, pois sabia que eu tinha muitas expectativas positivas. Não posso dizer tudo são “rosas” sempre, mas no geral, está sendo um sonho! Resolvi então citar alguns pontos negativos e positivos e contar um pouquinho mais sobre a minha vida aqui…
Onde eu moro: Moro em Bondi, como já falei anteriormente em outros post e divido o apartamento com mais 4 pessoas. Nossa casa tem dois quartos, um banheiro, a cozinha, a sala e uma sacada em um dos quartos; nada muito grande, mas moramos bem. No meu quarto, tem eu e mais duas pessoas: a Manoella e o Leonardo. Então surge a seguinte questão: “ela divide quarto com menino?”. Sim, divido, mas como nossos horários são muito distintos, até que é tranquilo, acabamos nos encontrando em casa apenas no período da noite. Claro que tem a questão da privacidade, que acaba sendo um pouco prejudicada, mas no geral nos viramos bem. Quando você mora em outro país, com outras pessoas, todo mundo acaba se tornando irmão e irmã para você, somos uma família.
Onde eu trabalho: Trabalho em uma night – a Goldfish – fazendo de tudo um pouco. Cuido das mídias sociais, entrego flyer das festas nas ruas, já trabalhei no caixa, como garçonete e até pintando gente de neon em uma das festas. Semana passada organizei a minha própria festa aqui, pedi ao meu chefe para fazer uma festa brasileira e depois vou fazer um post para vocês contando um pouquinho de como foi.
Curiosidades bizarras sobre a Austrália (ao menos em Sydney):
– A Austrália possui os animais mais perigosos do mundo, como cobras, aranhas, tubarões e águas vivas.
– Aqui tem muita, mas muita barata! Mesmo que a sua casa seja impecável na limpeza, baratas aparecerão.
– Os australianos não tem o costume de matar nenhum animal. Se entrar alguma aranha, barata ou outro inseto, eles deixarão os “fofinhos” ali.
– Se come carne de canguru por aqui.
– Você não pode beber na rua e nem na praia, se for pego bebendo terá que pagar uma multa caríssima.
– Se você for pego atravessando a rua fora da faixa de pedestres ou no sinal vermelho, leva multa também.
– Se você for pego comendo ou bebendo qualquer coisa dentro do ônibus… Adivinha? Multa!
– Eles possuem diversas leis e algumas um tanto quanto bizarras e é bom estar por dentro das mesmas, para não acabar sendo pego.
– Você precisa fazer um curso e ganhar uma autorização (RSA – Responsible Service of Alcohol) se deseja trabalhar em qualquer lugar venda bebida alcoólica.
– Na maioria das nights, você só pode entrar até 1:30 da manhã, depois disso eles fecham as portas e ninguém mais entra.
– Na entrada de todas as baladas, eles “selecionam” quem irá entrar ou não. Se você estiver visivelmente alterado(a), eles nem deixam entrar.
– Se você conseguiu entrar na night e lá dentro perceberem que você está bêbado, te expulsam.
– Bebida alcoólica pode ser vendida só até as 3h da manhã nas baladas e shot só até meia-noite.
– Tem balada aqui que acaba 1:30 da manhã, outras as 3h ou mais – depende da região e da night.
– Os homens australianos são muito diferentes dos brasileiros. Eles são bem contidos, respeitam bastante as mulheres e não tem mania de mexer com elas nas ruas. Em compensação, nas festas eles também não “chegam” nas mulheres, aqui é comum as mulheres tomarem a iniciativa.
– Aqui você precisa de autorização para cantar/ser artista na rua e até para ser homeless. Inclusive os moradores de rua ganham um auxílio do governo – não sei exatamente quanto, mas dizem que é uma quantia bem significativa.
– O custo de vida é elevado, mas aqui você recebe um salário justo. Você vai ganhar bem trabalhando em praticamente qualquer coisa.
– Muitas coisas aqui fecham super cedo, como lojas, farmácias e outros estabelecimentos.
– As lojas do shopping, por exemplo, fecham às 17h.
– Os australianos dormem super cedo e se você deseja falar com algum deles e resolve ligar depois das 9 da noite, é falta de educação.
– Nos banheiros, eles incentivam que você jogue todo papel higiênico utilizado no vaso sanitário.
– Os restaurantes e casas noturnas tem a obrigação de servir água de graça para os clientes.
– Todo mundo toma água da pia aqui, é super normal.
– Os australianos lavam a louça de uma maneira um tanto quanto singular: Enchem a pia de água, mergulham as louças sujas dentro da mesma, passam sabão e depois enxaguam na mesma água.
– Os australianos não tem o costume de escovar os dentes após as refeições. Aqui é bem comum eles terem os dentes feios e amarelos, até porque dentista é um dos serviços mais caros que você encontra na Austrália.
– É comum deixar tudo o que não se quer mais nas ruas, para os outros pegarem. Já encontramos desde sofá novinho, até televisão funcionando normalmente.
– É bem provável que se você perder algo e algum australiano achar, ele(a) dará um jeito de devolver para você.
– A maioria dos australianos são super corretos e quase não se vê criminalidade por aqui. Os crimes cometidos são levados muito a sério e o policiamento nas ruas é enorme.
– De rico a pobre – aqui todos utilizam o transporte público.
– Os australianos prezam muito pelo momento em família, como um passeio no parque, um piquenique ou algo parecido.
– A maioria dos australianos tem cachorro e os mesmos são treinados desde novinhos e consequentemente são muito obedientes.
– A infraestrutura é de primeiro mundo: Bebedouros e banheiros públicos espalhados pela cidade, churrasqueiras nas praias (de graça), parques e mais parques espalhados por todos os cantos.
– Aqui você tem muitas opções para se divertir ao ar livre, gastando nada ou muito pouco e o melhor, com segurança!
Os hábitos dos australianos são bem diferentes do “jeitinho brasileiro“, mas apesar de tantas coisas bizarras, aqui eles levam um estilo de vida muito bom. A prioridade dos australianos é viver bem, eles não se matam de trabalhar e prezam por uma vida “leve” onde conseguem conciliar trabalho e diversão de uma maneira saudável. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre como é a vida aqui… Qualquer dúvida, deixe o seu comentário no post ou me mande um e-mail. Beijos Beijos
Oie Luísa, te acompanho no Instagram algum tempo já, desde que você tinha um cabelão …, haha (e foi muita nobreza sua, ter cortado para ser doado), enfim, gosto muito de seu lifestyle e seria muito interessante se você tivesse um canal no Youtube e você mostrasse tudo isso em vídeos, como DailyVlog , isso está super em alta aqui no Brasil, ou até mesmo coisas que se refere ao publico feminino.
Uns dos canais que eu gosto é do Vitor Liberato, ele é de Florianópolis também, não sei se você o conhece, ele está morando agora em Miami, mas já morou na Califórnia e compartilhou tudo isso no Youtube, não precisa ser nenhum profissional, ter uma super câmera ou vergonha, aos poucos você acaba pegando o jeito, a graça é justamente espontaneidade.
Sei lá só me deu vontade de ti dizer estas paradas, um feedback de seu publico né?! haha
GOOD LUCK FOR YOU THERE!!! beijos
Também acho que seria uma boa vídeos no youtube mostrando algumas viagens por aí, na Austrália. Vou pra Sydney em Setembro fazer Intercâmbio pelo Csf, e com certeza seria me interessaria por vídeos mostrando onde ir nos lugares que você ta visitando, dicas e as paisagens lindas.. Pensa nisso como uma idéia, além de que teria muita gente adorando visualizar! beijão
Oi Luisa, Conheci recetemente um australiano num site de relacionamento e fiquei impressionada com a forma educada, atenciosa e respeitosa com que se comunica comigo. Adorei ler suas informações sobre os costumes da australia e especialmente sobre o comportamento dos australianos, Confesso que agora estou mais tranquila. Ele confessou que tem vontade de conhecer o Brasil. Temos nos falado todo dia e demostra ser um homem maravilhoso. Se puder me dar mais algumas dicas sobre o universo masculino australiano eu lhe agradeço. kk
Oi Luisa Amei seu post, estou fazendo uma pesquisa e gostaria de sua colaboração se possível. Aí na Austrália é proibido olhar fixamente para as pessoas?
Oii, tudo bom? Não é proibido não, mas eles não tem o costume de ficar olhando fixamente e nem encarando ninguém. O povo na Austrália é super respeitoso e dificilmente você notará alguém te observando, até mesmo homens.. hehe espero ter ajudado! Beijos
Luiza gostei muito do que você falou sobre a Austrália,amo viajar,conhecer novas culturas e novas pessoas.Sou formada em história pela faculdade estadual do rio grande do Norte UERN ,Mossoró RN ,sou paraibana e agora faço pedagogia licenciatura e bacharelado ,conhecimento e o nosso futuro e a nossa maior arma,um abraço,paz e bem.
ola luiza tudo bem meu sonho e conhecer australia mais gostaria de encontrar um lugar um quarto baratinho pois gostaria de ficar um mes eu amo floripa e vivo na suica a mais de 30 anos sera que vc pode me dar uma dica informacao de quanto custa um quarto porai meu nome e maria tardivo 0041788261182 zurich suica um abraco fica com DEUS
Oi Luisa como deve ser diferente e legal morar em um lugar de assim