Autoconhecimento e saber dizer NÃO
O mundo está de “pernas pro ar”, as energias intensas e as pessoas cada vez mais pesadas. Estamos cobrando demais uns dos outros outros e o dobro de nós mesmos. Vivemos em busca da “vida perfeita”, do “corpo perfeito” e das diversas outras mentiras que são retratadas aqui nas redes sociais. Temos cada vez mais pressa e mais medo – de não estarmos conseguindo viver o suficiente.
A era digital nos conectou com muitos, mas nos afastou das conexões humanas reais. Eu, por exemplo, vivia preocupada em registrar, compartilhar e mostrar para os outros o que estava vivendo. E nessa de “mostrar que estava vivendo” esquecia realmente de viver – a vida REAL.
Uma hora a conta chega e juntamente com ela veio o vazio. Me sentia cansada, angustiada e sugada. Passei por uma fase de muitos questionamentos, mas que me levaram a me conectar com o meu verdadeiro EU. A solidão me aproximou de mim mesma. E nessa busca pelo autoconhecimento, reavaliei meus valores, revi minhas vontades e aprendi a me respeitar mais.
Com certeza “aprender a dizer NÃO” foi uma das lições mais valiosas que tirei desta fase.
Pelo fato de ser muito empática, sempre me preocupei demais com os outros. Fazia de tudo para agradar todo mundo e acabava botando de lado as minhas próprias vontades. Me permitia ser sugada até as últimas, só pra deixar os outros bem e ali acabava por anular a minha própria felicidade.
Com a interiorização, aprendi a me valorizar mais e compreendi que para ajudar os outros primeiramente tinha que estar 100% comigo mesma.
Juntamente com os “NÃO”, foram surgindo as caras feias e as desaprovações de quem estava ali só quando eu tinha algo a oferecer. Com isso, fui selecionando melhor as minhas amizades. Depois de muito tempo, compreendi que está tudo bem em ser um pouco egoísta – ainda mais se isso fizer com que você preserve a sua saúde mental e emocional. Está tudo bem se não gostarem do seu novo jeito; afinal, nem Jesus agradou a todos…
Ah e sempre ouvi dizer que somos a média das pessoas com quem convivemos e é por isso que hoje só faço questão de estar rodeada de pessoas que acrescentem. Pessoas que eu gostaria de ser e admiro. Parece mentira, mas minha qualidade de vida melhorou drasticamente quando passei a me respeitar mais e selecionar melhor as pessoas com quem convivia.
Hoje, só faço o que SINTO que devo fazer e é incrível o quanto isso me aproximou de pessoas com energia positiva e do bem. É bem aquilo que dizem: “Todos que não estão na sua frequência evolutiva e espiritual, irão se distanciar à medida que você descobre cada vez mais quem realmente é. E aqueles que estão na mesma frequência serão atraídos até você e você até eles.”
Escrito por Luísa Soares.
Não há comentários, deixe o seu! :)
Deixar meu comentário