5

Amor de verdade a gente conserta, não joga fora

Considerado o “Poderoso Chefão” dos sentimentos, todo mundo quer encontrar o grande amor. Mas, ao mesmo tempo, ninguém quer dividir tristezas e desilusões, sentir as incansáveis dores físicas, passar por torturas psicológias ou ficar noites sem dormir. Ninguém quer ter que aguentar o outro de mau humor, suportar as diferenças, compartilhar e ceder. As pessoas querem mesmo é viver apaixonadas, curtir aquele desejo e vontade de fazer sexo todas as noites, tomar sol em uma casa de veraneio na praia ao som dos pássaros cantando e viver o sonho da família Doriana. Por isso, os amores de hoje são tão descartáveis. A cada esquina se acha alguém para se apaixonar, mas ninguém para amar. Cadê as pessoas que estão dispostas a suportar, no dia a dia, as imperfeições e que estão afim a criar problemas e, depois, resolvê-los juntas?

Está tão clichê dizer eu te amo e fazer amor (que nem pode mais se chamar de amor), que andar de mãos dadas não reflete companheirismo e um elo, mas sim, só mais duas mãos e alguns passos, que podem seguir separados. O que mais me impressiona não é nem o fato do “felizes para sempre” estar quase que em extinção, mas a coragem que as pessoas têm de, quando não conseguirem fazer as coisas darem certo e enfrentarem dificuldades juntas, se consolarem com o simples “Não era pra ser…”. Porque afinal, a culpa toda é do destino.

Esses dias estava tentando resolver um cubo mágico e me irritei tão fácil que obviamente não cheguei nem na primeira lateral de cores. Fiquei pensando na quantidade de coisas na vida que deixamos passar por falta de força de vontade. Com o amor é assim. Não queremos unir o azul, o amarelo, o verde, o branco e o vermelho, queremos só o vermelho e pronto. Mas para tudo e todo tipo de amor, sejam entre homens e mulheres, amigos e familiares é preciso de uma união de cores, sentimentos e mais do que isso, paciência. Tudo precisa se encaixar no lugar certo. Só que nós precisamos fazer nossa parte para que isso aconteça. Tentar, quem sabe?

Muitas vezes nos contentamos em amar pela metade só porque achamos que felicidade é se manter apaixonado, sempre. Paixões são instantâneas. Isso vai e vem. São lindas, concordo, e fragmentos do amor, mas, meu caro, apesar de estourar fogos de artífico no seu estômago infelizmente não durarão por uma vida inteira. Não é só somando alegrias e momentos bonitos que se ama, é no meio da turbulência que se descobre o verdadeiro amor. Tem uma frase de Clarice que eu adoro que diz o seguinte: “Porque eu fazia do amor um cálculo matemático errado: pensava que, somando as compreensões, eu amava. Não sabia que, somando as incompreensões é que se ama verdadeiramente. Porque eu, só por ter tido carinho, pensei que amar é fácil.” E acho que isso resume tudo. Paixão e carinho caminham juntos, mas para amar precisa-se de muito mais.

 

♡ Fonte: Casal Sem Vergonha




There are 37 comments

Deixar meu comentário
  1. milton

    lu… engraçado pensar que geralmente sou eu quem escrevo textos que ajudam as pessoas e, nesse momento, foi pelo teu blog que eu realmente caí na real com relaçao à minha vida.
    to num relacionamento ha quase 11 meses pensando seriamente em terminar pelo ‘destino que fez não dar certo’. talvez seja hora de primeiro tentar – e fazer – dar certo pra, depois, ter certeza do que to fazendo por mim e pelo meu namorado =)

    obrigado <3 saudade, de verdade, de você!

  2. Rayana

    Esse é o ponto: as pessoas vivem no imediatismo, em que, se algo não está bom, ou se resolve rapidamente, ou será descartado. O amor é algo muito sério e que de certa forma virou moda. Muito se diz sobre o amor e pouco se vive, e por isso há um alto índice de divórcios .. as pessoas não buscam o encaixe, simplesmente desiste na primeira divergência.

  3. leonor correa

    sabe quando a gente toma aquele banho de agua fria que te faz acordar? pois é, eu tenho um namorado(marido) que estou com ele ha 5 anos, e temos 2 anos de casados. eu tenho 21 anos, me sentia muito nova pra terminar minha vida ali no primeiro homem sabe? eu o amo, mas sentia falta de uma paixão forte dentro de mim, de beijos mais demorados, de fazer amor com mais amor. e eu estava indecisa se ficaria com ele ou não, a impressão que eu tinha é que eu estava estragando minha vida, pois foi meu primeiro homem e seria até o resto da minha vida?
    agora eu parei para ler seu texto e vi que não tem coisa mais bonita que isso. ele me quer tão bem, me ama tanto, é tao tao tao companheiro, faz tudooooo por mim, até o impossível ele faz pra me ver feliz. e eu to indecisa? li seu texto e acordei sabe? a vida não é feita de paixões por muitos homens, é muito mais que isso, é feita de amor verdadeiro.

  4. Patricia

    Lindo texto … Seria muito maravilhoso se os relacionamentos de hj fossem assim , pensar mais um no outro , conversar procurar resolver juntos e tornar na primeira briga o ponto final na relação tornado o amor descartável .

  5. Gabriel

    Parabéns pelo texto. O desafio do amor é muito difícil por diversos aspectos, todos nos queremos muitas coisas, e uma pessoa as vezes limita esse universo de coisas que queremos. Um amor que você vive hoje, não vai anular um amor ou fantasia que você queira vivenciar do passado, e cedo ou tarde esse sentimento vai reaparecer. A incoerência é inevitável nas relações humanas, não conseguimos nos satisfazer o tempo todo mas, precisamos dessas relações para sermos humanos.

  6. Verena

    Tão nova e com uma maturidade emocional surpreendente! Parabéns, Lú! Com certeza esse texto veio em boa hora pra mim. Obrigada! Ganhou uma fã!

  7. EUBEN SILVEIRA MONTEIRO

    Paulo o apóstolo já antecipou isso na Bíblia quando deixou registrado para todos os tempos:
    “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
    Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
    O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
    Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
    O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.” (I Corintios 13: 4 a 8 NVI)

    • Luísa Soares

      A intenção foi exatamente essa, compartilhar um texto que eu gostei. Se eu modificasse, ou escrevesse com as minhas palavras, não teria porque colocar de onde tirei o texto né?! Exatamente, foi um simples copia e cola de um texto INCRÍVEL! Momento algum disse que fui eu que escrevi. Beijos

  8. VERA ARAÚJO

    Muito moderno este texto sobre o AMOR…realista talvez…o AMOR é um sentimento construído no interesse de ficar ….de não deixar o barco afundar…é o tal de querer acalmar a vida….é o viver juntos….MUITO BOM SEU TEXTO.

  9. Barbara

    Quero acreditar nesse texto profundamente. Li pelo menos umas 3 vezes. Tenho um amor, desses que daria pra escrever livros e filmes… um amor de 9 anos. Sempre acreditei q relacionamento se moldava, era construído. E vc nao imagina como consertei, aparei. Aceitei, mudei, fiz coisas inimagináveis pra que esse amor desse certo. Mas hj dps de ver seu texto ao invés de ter a certeza que estava certa, criaram-se dúvidas na minha cabeça. Afinal, o certo é aceitar ou se permitir conhecer um alguém q não exige consertos.? Que nao ha dúvidas? Onde os erros e diferenças sao mais parecidas com seu jeito… com as ideias de virtude q vc teve na sua criação. Me indaguei sobre ate que ponto quem tenta nao esta acomodado… pq sair pra recomeçar ainda é uma dádiva. .. pois requer força e muito amor próprio. E onde os amores começam? Nao seriam em paixões avassaladoras? . Acho q nunca vou ter resposta. Mas pelo menos pude dividir minhas dúvidas. Obrigada

  10. Solange

    Estou casada a 18 anos,temos 04 filhas e um recomeço diário para manter a qualidade do nosso relacionamento. Não é fácil , mas é tão bom ter alguém do seu lado para todas as soluções,trocas, que faz você acreditar no amor completo. Agradeço a Deus por ter tido o privilégio de ter um relacionamento tão bom.E tenho a certeza que vou continuar lutando todos os dias para que seja bom enquanto dure. Espero poder partilhar esta alegria contagiosa com vocês em oportunidades futuras.Obrigada!

  11. Danilo Picucci

    “Não é só somando alegrias e momentos bonitos que se ama, é no meio da turbulência que se descobre o verdadeiro amor.”

    As pessoas tendem a desistir no primeiro problema, ou na primeira confusão, como se amor tivesse que ser uma ctz constante, sem dúvidas e afins.
    Sua analogia do cubo mágico foi perfeita.
    😉

  12. Márcio

    Muito bom! Está de parabéns! Se encaixou perfeitamente do meu momento.
    Eu deixei de lado alguém por que não pensei em hora alguma tentar de novo, simplesmente desisti por causa de problemas e deixei a pessoa ir. Agora estou correndo atrás do tempo perdido a quase um mês, e está dando. Desta vez vou fazer as coisas certas, e quando tiver um problema, não vou fugir dele.

  13. Milena

    Estou pasma! Sem palavras para esse texto maravilhoso! Minha primeira vez aqui e logo de cara já me identifico. Esse texto me fez acordar para a verdade da vida à dois. Estava precisando! Parabéns!!!! 🙂

  14. Juliana

    Texto sensacional! Belas palavras!
    Espero q as pessoas aprendam a enxergar o que é o amor! Q não é só estar num relacionamento, não estar apenas apaixonado, e sim cada atitude que se tem em um relacionamento, o carinho, o apoio, cuidar do outro, se preocupar, ajudar, fazer algo por ele, enfim..

    Parabéns pelo texto! 😉

  15. Pier

    Li o comentário de uma coitada falando que se enforcou, ups digo casou aos 21. Meu bem saiba que vc arruinou sua vida. Conhecer apenas um homem? Coisa mais antiquada… Se vc não experimentou outros, claro que vai achá-lo o máximo. Para que casar? Vai estudar, vai viajar, vai fazer coisas úteis. Desejo melhor sorte a vc e que qdo chegar aos 40 não leve um belo pé na bunda….

  16. Nando

    Bom, gosto muito de ouvir e ler o que Padre Fábio de Melo diz, ele tem uma frase assim: me diga quem mais você perdoou na vida e eu direi que mais você amou, o amor é a equação do perdão, você sonda-me que ama a partir do momento que a pessoa erra e você diz, eu não desisti de você, eu ainda estou aqui!

  17. Drummer

    Meu relacionamento está findando por causa justamente disso. A pessoa desiste de acreditar no relacionamento por causa da fase ruim de entendimento, mas ao menos se propõe em querer olhar o relacionamento por fora da ótica que não seja a dela. Sempre tive a maturidade de que viver a dois transcede os filmes de romance e contos de fadas, viver a dois exige amor próprio, se debruçar a compreender os dias difcíeis, os silêncios e até mesmo as grosserias. Amar é uma escolha diária, não um flerte com momentos de felicidade. É olhar pra pessoa e dizer . Eu não te suporto, mas não quero em hipótese alguma me ver longe de voce.


Deixar um novo comentário